segunda-feira, 14 de abril de 2008

Alimentos Termogênicos - Aliados da Dieta

Eu particularmente, procuro consumir o máximo possível de alimentos termogênicos, sempre variando, como por exemplo: no lanche da manhã, como uma laranja com bagaço, no lanche da tarde, como um kiwi, no almoço, faço uma salada de acelga com tomate, no jantar uma salada de brócolis cozido no vapor, tudo temperado com vinagre de maça e azeite extra virgem.
Completo cada refeição, tomando uma xícara de chá verde, meia hora após as refeições.

Abaixo, vou postar uma reportagem sobre os termogênicos, que saiu na Dieta já do Uol.


Há pessoas que apenas fecham a boca para afinar... É claro que essa tática, quase sempre radical, até funciona, mas não resta dúvida de que pode prejudicar o bem-estar físico e emocional de quem deseja eliminar os quilos extras. Sem falar que é arriscada ao deixar o território aberto para ataques de compulsão.
Outras estratégias são bem-vindas, entre elas a de incluir em seu menu diário itens que ajudem a queimar calorias. Pois, existem, sim, alimentos com esta capacidade
- são os chamados termogênicos. "O processo digestivo faz o organismo gastar energia e, assim, várias calorias são queimadas. Quanto mais difícil a digestão, maior o valor termogênico do alimento e maior o gasto calórico para processá-lo, acelerando o metabolismo naquele momento", esclarece o nutrólogo Mauro Lins, do Rio de Janeiro (RJ).

Em outro extremo, possui baixo valor termogênico o item que é 'consumido' rapidamente e cujo teor de carboidratos é também absorvido com a mesma velocidade, podendo, então, aumentar o depósito de gordura.
Quer mais uma boa notícia?"Adotando os termogênicos, uma pessoa tende a afinar de 5 a 10 kg em três meses", garante o cardiologista especializado em nutrologia e medicina biomolecular Sérgio Puppin, do Rio de Janeiro, (RJ), que apresentou trabalho sobre o tema no 12° Congresso Científico Internacional de Estética, no ano passado, na capital fluminense.

Mas atenção: não basta apenas consumir os 'queimadores de gorduras'. Um regime balanceado e a prática de exercícios são importantíssimos aliados na luta contra a perda de peso.

O que deve estar diariamente em sua mesa
Para perceber os benefícios no ponteiro da balança, os itens devem ser introduzidos com regularidade no dia-adia. "Beber, por exemplo, de oito a dez copos diários de água gelada queima cerca de 200 calorias, porque o organismo gasta energia para elevar o líquido de 5oC para 37oC, que é a temperatura corporal interna", esclarece Puppin, que cita outros alimentos com a mesma capacidade: pimenta-vermelha, gengibre, vinagre de maçã, chá verde, mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), gorduras vegetais e, em especial, a de coco, produtos derivados de chocolate e os que contém Ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e Ácido Linolêico Conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios).

Segundo Mauro Lins, a maioria das proteínas vegetais e animais também possui grande valor termogênico, exceção para as preparadas em forma líquida (como os shakes) e os produtos integrais. Os carboidratos (pão branco, massas, suco de frutas e produtos à base de glicose, maltose, sacarose e lactose), por sua vez, não apresentam essa característica. Porém, fica um alerta: não é recomendável a ingestão apenas de alimentos com capacidade termogênica elevada. "Tal atitude pode impulsionar o consumo excessivo de proteínas e estimulantes. O importante é manter o equilíbrio sempre", finaliza Lins.

Descubra quais itens possuem o poder especial de queimar as calorias, garantindo o sucesso de seu programa de emagrecimento

O nutrólogo carioca Sérgio Puppin explica a atuação de alguns termogênicos que devem constar da despensa de quem quer emagrecer cerca de 5 a 10 kg em apenas três meses:


Pimenta-Caiena (pimenta-vermelha):
Estudo realizado no Instituto Politécnico de Oxford (EUA) mostrou que a pimenta aumenta o metabolismo em 20% e evidencia sua propriedade de retirar gorduras das artérias.
Quantidade diária: 3 g, 2 vezes.

Gengibre:
Trabalho feito na China apontou o aumento do metabolismo em 20% com seu consumo freqüente. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liquidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta.
Quantidade diária: 1 pedaço de 2 cm, 3 vezes.

Vinagre de Maçã:
1 1/2 col. (chá) num copo de água morna ajuda a diminuir a circunferência abdominal em 2,5 cm em dois meses.
Quantidade diária: 2 vezes, uma de manhã e durante uma das refeições. Atenção: o vinagre não pode ser refinado.

Chá Verde:
Reduz a absorção do açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão dos carboidratos), além de favorecer o trânsito intestinal e acelerar o funcionamento do metabolismo.
Quantidade diária: 1 xíc. (chá) de 5 a 10 minutos antes das refeições.

Um comentário:

Su disse...

Simone, muito obrigada pela tua visita. Já adicionei o teu blog e passarei aqui mais vezes para te visitar!

Beijinhos ***

http://disciplinando-me.blogspot.com

GamaVirtual